quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

viuvinha


A viuvinha (Colonia colonus) é uma ave passeriforme da família dos tiranídeos. Graciosa, com silhueta única, destacada pelas longas penas da cauda. É também conhecida como maria-viuvinha, viúva, viuvinha-tesoura e freirinha-da-serra (Minas Gerais).
Ordem‎: ‎Passeriformes Filo‎: Chordata Espécie‎: C. colonus Família‎: ‎Tyrannidae

urubu-de-cabeça-preta


Dentre os urubus, é o de menor envergadura. Apesar de seu tamanho, é o mais agressivo dos urubus menores, disputando avidamente uma carcaça com as outras espécies. Não possui o olfato apurado do gênero Cathartes, localizando a carniça pela visão direta ou observando os outros urubus pousando para comer.
Nome científico: Coragyps atratus Família‎: ‎Cathartidae Filo‎: Chordata

tuque


O tuque é uma ave passeriforme da família Tyrannidae. É muito parecida com a guaracava-de-barriga-amarela (Elaenia flavogaster), porém sem topete. Além da diferença morfológica, ao contrário da espécie anterior, prefere ambientes mais florestados.

tuim


O tuim, também chamado popularmente de cuiúba, chuim, periquitinho, pacu ou papacum (Ceará), periquitinho-de-são-josé (norte da Bahia,) papacu, tuí e periquito-da-quaresma, é o menor psitacídeo do Brasil.
Espécie‎: ‎Forpus xanthopterygius Família‎: Psittacidae Reino‎: ‎Animalia Ordem‎: ‎Psittaciformes

tucanuçu


Também conhecido como tucano-toco, o tucanuçu é o maior dos tucanos, vivendo em todo o Brasil central e partes da Amazônia. No Cerrado e na Mata Atlântica pode-se encontrar a espécie em maior número, em rápidas visitas a pomares e árvores com frutos.
Os tucanos são, junto com as araras e papagaios, um dos símbolos mais marcantes das aves do continente sul-americano. Seu colorido, o formato e tamanho do bico chamam a atenção com facilidade, tornando-os inconfundíveis.
Espécie‎: Ramphastos toco Ordem‎:Piciformes Reino‎: ‎Animalia Família‎: ‎Ramphastidae

tucano-de-bico-verde


Tem cerca de 42 a 48 centímetros, boa parte correspondem ao bico. Pesa em torno de 265 g a 400 g. Apresenta papo amarelo e bico verde. O serrilhado do bico é bem desenvolvido e realçados pela cor vermelha sangüínea. É o único Ramphastos a apresentar um ângulo acentuado na base da mandíbula inferior.
Espécie‎:Ramphastos dicolorus Família‎: Ramphastidae Ordem‎: ‎Piciformes Filo‎: ‎Chordata

trinca-ferro-verdadeiro


O trinca-ferro-verdadeiro é um típico onívoro, alimentando-se de frutos, insetos, sementes, folhas e flores (como as do ipê). Aprecia os frutos do tapiá ou tanheiro (Alchornea glandulosa). Na infância, seu regime alimentar é predominantemente animal. O macho costuma trazer alimento para sua fêmea. O ninho, construído em arbustos a 1 a 2 metros de altura, é uma tigela espaçosa, com cerca de 12 centímetros de diâmetro externo, feita com folhas grandes e secas seguras por alguns ramos, resultando uma construção frouxa; no interior são colocadas pequenas raízes e ervas. Os 2 ou 3 ovos, alongados, medem cerca de 29 por 18 milímetros e são azul-claros ou verde-azulados, com manchas pequenas e grandes no polo rombo, formando uma coroa. Durante o período de reprodução, vive estritamente aos casais, sendo extremamente fiel a um território.
Espécie‎: ‎Saltator similis Ordem‎: ‎Passeriformes Família‎:Thraupidae Classe‎:Aves

tiziu


O tiziu (Volatinia jacarina) é uma ave da família Thraupidae que ocorre em todas as regiões do Brasil, sendo muito comum principalmente em áreas de vegetação alterada, como capinzais. Esta ave é sexualmente dimórfica (machos diferentes de fêmeas), sendo que os machos apresentam uma plumagem nupcial pretoazulada com manchas subaxilares brancas, enquanto as fêmeas e os jovens apresentam uma coloração parda.

tiziu (fêmea)


O tiziu (Volatinia jacarina) é uma ave da família Thraupidae que ocorre em todas as regiões do Brasil, sendo muito comum principalmente em áreas de vegetação alterada, como capinzais. Esta ave é sexualmente dimórfica (machos diferentes de fêmeas), sendo que os machos apresentam uma plumagem nupcial pretoazulada com manchas subaxilares brancas, enquanto as fêmeas e os jovens apresentam uma coloração parda.

tiriba-de-testa-vermelha


Tiriba-de-testa-vermelha. Também conhecida pelo nome de cara-suja, a tiriba-de-testa-vermelha (Pyrrhura frontalis) é uma ave da família Psittacidae que habita regiões florestais, geralmente em bandos. Sofre com a perda de habitat.

tie-preto


Para a identificação, é útil prestar atenção no branco debaixo das asas do macho; a cristinha vermelha quase nunca é visível. O macho é preto-brilhante com uma estreita faixa vermelha no alto da cabeça; a fêmea é toda marrom. Mede cerca de 18 centímetros.

tie-de-topete

 
O Tiê-de-topete (Lanio melanops) é uma ave Passeriformes da família Thraupidae. Também conhecido como choca-do-mato-virgem e xau-de-topete. Caracteriza-se por apresentar o píleo amarelado contrastando com a face negra. O dorso é cinzento, com asas e cauda negras. A fêmea apresenta-se sem o negro na face e com pouco amarelo no píleo.

tico-tico


O tico-tico é uma ave passeriforme da família Passerellidae. É um dos pássaros mais conhecidos e estimados do Brasil. Seu nome vem do tupi e deriva do seu chamado. Esta ave e o pardal são duas espécies comuns em áreas urbanas e muitas pessoas as confundem apesar de terem diferenças facilmente percebíveis.
Espécie‎: Zonotrichia capensis Reino‎: Animalia Ordem‎: Passeriformes Família‎:Passerellidae

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

tesourinha


Com um harmonioso tom sobre tom, do preto ao branco, a tesourinha (Tyrannus savana) é uma espécie inconfundível, principalmente pelo capuz negro e a longa cauda que é maior do que o próprio corpo. Nos machos a cauda é mais longa do que nas fêmeas, diferença visível quando as aves estão próximas.
Espécie‎: ‎Tyrannus savana Família‎: ‎Tyrannidae Ordem‎:Passeriformes

tesoura-do-brejo


A tesoura-do-brejo (Gubernetes yetapa) é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.
Também conhecida como galito (Rio Grande do Sul), tesoura, tesoura-do-campo, tesourão-do-brejo e tesourinha-do-brejo. Como o próprio nome diz, sua característica mais marcante é a longa cauda bifurcada lembrando uma tesoura. É uma espécie migratória, quase sempre vista próxima a locais alagados.

suiriri-pequeno


O suiriri-pequeno (Satrapa icterophrys) é uma ave Passeriforme da família Tyrannidae. Também conhecido como suiriri e suiriri-de-sobrancelhas-amarelas. Mede aproximadamente 16,5 centímetros. Bico curto, lado superior verde-oliváceo intenso, lados da cabeça, asas e cauda anegrados, larga sobrancelha e todo lado inferior de um amarelo intenso, asa com duas faixas esbranquiçadas.

suiriri-cavaleiro


O Suiriri-cavaleiro (Machetornis rixosa) é uma ave Passeriforme da família Tyrannidae. Recebe também os nomes comuns de bem-te-vi-cabeça-de-estaca, bem-te-vi-carrapateiro (BA), bem-te-vi-coroa, bem-te-vi-de-coroa, bem-te-vi-do-gado, cavaleiro, monta-cavalo, suiriri e suiriri-do-campo (RS). Vive em paisagens abertas, campos de cultura e parques nas cidades. O peito é amarelo, a garganta clara, a cabeça cinza e as partes superiores marrons. Essa coloração lembra a de muitas outras espécies da família Tyrannidae. Mede cerca de 18cm.

suiriri


O Suiriri (Tyrannus melancholicus) é uma ave Passeriforme da família Tyrannidae. Quase tão conhecido como o bem-te-vi, é encontrado em todo o Brasil. Adapta-se até aos maiores conglomerados urbanos, desde que haja alguma arborização. Pode ser visto no meio de São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo.

socozinho


Ave comum, ocorre em todo o Brasil. Frequenta regiões de lagoas com farta vegetação. Habita ainda águas interiores e águas salobras e manguezais. Alimenta-se dentro e fora da água. Fica empoleirado ou parado nas margens de lagos à espera de presas. A dieta consiste de peixes, insetos aquáticos, caranguejos, moluscos, anfíbios e répteis. O casal defende o território e arrepia o topete quando ameaçado por um invasor. Nidifica nas margens, em galhos baixos. Constrói uma plataforma de talos e galhos onde vive. A fêmea da espécie põe três ovos esverdeados.
Nome científico: Butorides striata  Classicação: Espécie Classificação superior Butorides

socó-boi (jovem)


Socó-boi. O socó-boi é uma ave pelecaniformes da família Ardeidae. Conhecido também como socó-pintado, socó-boi-ferrugem, iocó-pinim (Pará) e taiaçu (em tupi, tai = riscado + açu = grande) socó-onça na Amazônia quando o animal é jovem.
Espécie‎: ‎Tigrisoma lineatum Ordem‎:Pelecaniformes Filo‎: ‎Chordata

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Seriema


A seriema se alimenta de insetos, cobras, lagartos, rãs, aves jovens e roedores, com pequenas quantidades de alimento vegetal (incluindo milho e feijão). Eles costumam associar-se com pastagem de gado, provavelmente para pegar insetos que perturbam os animais.

savacu


 
 
O savacu, goraz ou socó-dorminhoco é uma ave pelecaniforme da família dos ardeídeos, bastante comum em quase todo o continente americano e em parte da Europa.

saracura-sanã

 
A saracura-sanã é uma espécie de saracura encontrada brejos de grande parte da América do Sul. Tais aves possuem dorso marrom-oliváceo, garganta branca, partes inferiores cinzentas e bico verde.

saracura-do-mato


Seu nome científico significa: do (grego) aramos = um tipo de garça mencionado por Hesinquio; e -öides = semelhante; e do (tupi) saracura = nome indígena para esta espécie que vive nos pântanos. ⇒ (Ave) saracura semelhante a uma garça ou (ave) do pântano semelhante a uma garça.
Espécie‎:Aramides saracura Reino‎: Animalia Ordem‎: ‎Gruiformes Família‎: ‎Rallidae

surucuá-variado


O surucuá-variado (Trogon surrucura) é uma ave trogoniforme da família Trogonidae. Também conhecido como surucuá-de-peito-azul, perua-choca, pata-choca (Minas Gerais) e peito-de-moça.

sanhaçu-do-coqueiro


O sanhaçu-do-coqueiro é uma ave passeriforme da família Thraupidae que está freqüentemente associada a palmeiras, daí seu nome popular. É agressiva em relação a indivíduos da mesma ou de outras espécies. Mede entre 17 e 18 centímetros de comprimento e pesa entre 27 e 48 gramas.
Os três sanhaçus, sanhaçu-cinzento, sanhaçu-da-amazônia e o sanhaço-do-coqueiro possuem porte e hábitos semelhantes. Suas cores, entretanto, os diferenciam bem. Como costumam pousar nas partes mais altas da vegetação, muitas vezes são vistos contra o céu, em situações de iluminação onde os contrastes desaparecem. Nessas situações, quando o sanhaçu-do-coqueiro voa mostra uma faixa clara (na verdade, amarelada) no meio das penas longas da asa, característica marcante dessa espécie. A cor esverdeada dominante é suficiente para determiná-lo, quando as condições de luz o permitem.
Notável também é seu vínculo com palmeiras.
Nome científico: Thraupis palmarum

sanhaçu-cinzento


O sanhaço-cinzento é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como sanhaço-do-mamoeiro, sanhaço, sanhaço-comum, sanhaço-da-amoreira, e no Nordeste como pipira-azul e sanhaço-azul (Natal/RN) e sanhaçu de ateira (Ceará). É uma das aves mais comuns do país, conhecida por realizar acrobacias em meio a disputa por frutas com outros pássaros.
Espécie‎: ‎Tangara sayaca Reino‎: Animalia Ordem‎: ‎Passeriformes

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

saira-viuva


A Saíra-viúva (Pipraeidea melanonota) é uma ave Passeriforme da família Thraupidae. São vistas sozinhas ou aos pares. Freqüentemente fazem parte do grande número de pássaros que se reunem nas árvores frutíferas e aí destacam-se pelo seu colorido.

saira-ferrugem (femêa)

 
A saíra-ferrugem (Hemithraupis ruficapilla) é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Conhecida também como figuinha-amarela, chefe-de-saíra, pintassilgo-da-mata, saíra-da-mata e chama-bando. Esta é uma espécie endêmica do Brasil.
Nome científico: Hemithraupis ruficapilla Classificação superior: Hemithraupis
 

 
 

saira-de-chapeu-preto


A saíra-de-chapéu-preto (Nemosia pileata) é uma espécie de ave da família Fringillidae. Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Venezuela. Seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude.

sai-amarela


A saíra-amarela (Tangara cayana) é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também é conhecida popularmente pelos nomes saí-de-asas-verdes, saí-amarelo, saíra-cabocla, saíra-tamanduá (Espírito Santo), capelo, sanhaço-caboclo, sanhacira (Minas Gerais), guriatã-do-coqueiro (Rio Grande do Norte).
Espécie‎: Tangara cayana Ordem‎: Passeriformes Família‎: ‎Thraupidae

sai-azul


Mede aproximadamente 13 centímetros de comprimento e pesa, em média, 16 gramas. Apresenta acentuado dimorfismo sexual: o macho é azul e negro, com as pernas vermelho-claras, enquanto a fêmea é verde, com a cabeça azulada e pernas alaranjadas. Seu canto é um gorjear fraco. saí-azul macho. saí-azul fêmea.
Espécie‎: Dacnis cayana Ordem‎: Passeriformes Filo‎:Chordata
 

sai-andorinha


A saí-andorinha é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Um dos mais belos pássaros de nosso país, o saí-andorinha tem formato do corpo e cabeça peculiares. Bico curto, terminando em uma pequena ponta, com uma boca grande e larga. Também é conhecido como sairão, sanhaço-do-barranco e azulão.
Espécie‎: ‎Tersina viridis Ordem‎:Passeriformes Classe‎: Aves Família‎: ‎Thraupidae

sabiá-poca


O sabiá-poca é uma ave passeriforme da família Turdidae.
É um dos sabiás mais conhecidos pelos brasileiros, seja por seu aspecto físico, seja por seu canto triste. Nas diversas regiões possui os mais variados nomes comuns: bico-de-osso, sabiá-branco, sabiá-do-peito-branco, sabiá-bico-amarelo, sabiá-bico-de-osso e sabiá-bico-de-louça.
Espécie‎: ‎Turdus amaurochalinus Filo‎: ‎Chordata

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

sabia-laranjeira

 
O sabiá-laranjeira é uma ave comum na América do Sul e o mais conhecido de todos os sabiás, identificado pela cor de ferrugem do ventre e por seu canto melodioso durante o período reprodutivo.
Nome científico: Turdus rufiventris Classificação: Espécie Ordem: Passeriformes Classificação superior: Turdus

sabia-do-compo

 
O sabiá-do-campo é uma ave famosa por seu vasto repertório de cantos, que incluem imitações de outras espécies. Também pode ser chamada de tejo-do-campo, sabiapoca ou Calhandra.

sabia-barranco

 
O sabiá-do-barranco, também chamado de sabiá-pardo ou ainda sabiá-barranco, é uma ave passeriforme do grupo dos tordos, um pouco menor do que o sabiá-da-mata e o sabiá-laranjeira. Pode ser confundido com o sabiá-poca.

rolinha-roxa


Conhecida também como rolinha-barreirinha, (rola) rolinha-caldo-de-feijão (Paraíba e Ceará), picuí-peão, rola, pomba-rola, rola-grande, rola-roxa, rola-sangue-de-boi (Pernambuco e Bahia), rolinha-comum, rolinha-vermelha, rolinha-juruti, rolinha-roxa e pomba-café.
Espécie‎: Columbina talpacoti Reino‎: Animalia Ordem‎: ‎Columbiformes Família‎: ‎Columbidae

risadinha

 
O risadinha é uma espécie sul-americana de ave passeriforme da família dos tiranídeos. Tais aves chegam a medir até 10 cm de comprimento, possuindo um bico pequeno, cabeça acinzentada, dorso esverdeado e asas com duas faixas ferrugíneo-claras.
Nome científico: Camptostoma obsoletum Classificação: Espécie Ordem: Passeriformes Classificação superior: Camptostoma